turismo sustentável

Projeto do IFFar mobiliza cidades da região por novo geoparque

Leonardo Catto

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Divulgação
Florestas fossilizadas de Mata serão um dos atrativos

O Brasil tem apenas um geoparque pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). É o Geopark Araripe, no Ceará. A Unesco é que estabeleceu o conceito para áreas de biodiversidade, patrimônio geológico e desenvolvimento sustentável. Um projeto do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) mobiliza cidades da Região Central para mais um candidato ao reconhecimento com esse conceito.

UFSM vai começar a vacinar acadêmicos a partir desta quinta-feira

Na região, a Quarta Colônia já tem uma proposta de geoparque. A nova possibilidade agora reúne São Pedro do Sul, Mata, Nova Esperança do Sul, Jaguari, São Francisco de Assis e São Vicente do Sul. Segundo a professora Ângela Marinho, pró-reitora de Extensão do IFFar, a fase atual é de diálogo com Legislativos e Executivos dos municípios. A comunidade também conhece a proposta e é ouvida. 

- Almejar o geoparque é credenciar os municípios como cidades educadoras. A região tem potencial turístico e ambiental, visando novos arranjos econômicos - conta a professora.

O projeto ainda está no início. A previsão é que, até o final de 2021, sigam ocorrendo trâmites de convênios e reuniões para angariar apoio. Em 2022, as ações que exploram o potencial educativo, junto a escolas, e de integração da comunidade devem iniciar. Uma das intenções é incentivar o empreendedorismo local.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Acesso entre cidades da Quarta Colônia tem asfaltamento retomado

Próximo

'Se alguém ainda duvidava da importância do jornalismo, a Covid-19 mostrou que a informação salva vidas'

LEIA MAIS
Geral